Você sabe o que significa gerenciar?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Neste texto quero trazer uma reflexão sobre a palavra e uma aplicação dentro dos negócios, sem direcionar ao segmento ou tipo de prestação ou comercialização.

Significado de Gerenciar conforme dicionário:

Verbo transitivo direto, coordenar uma empresa, uma companhia, um negócio ou um serviço exercendo funções de gerente ou de administrador. Exercer funções como gerente. Administrar maquinalmente, de forma automática: um programa de computador pode ser capaz de gerenciar outros programas.

Sinônimos de Gerenciar: dirigiradministrarcoordenar.

Já explicado o que a palavra significa agora sabemos que no momento em que você está no poder ou comando de algo tem esta função, imagine você no banco do motorista de um carro, quem dirige ele é você, então você dita a velocidade, a distância que irá percorrer, se fará paradas, se vira mais as esquerdas ou segue em linha reta e claro resolve parar e descer.

Neste mesmo sentido agora vamos analisar o que você fez dentro do carro e como poderá fazer dentro do seu negócio, parece simples, mas sei bem que não é, pois dentro da empresa teremos buracos não vistos, e sofremos um grande solavanco, teremos morros para subir e o folego não é o suficiente travando a subida e necessitando de muita habilidade e até de ajuda de terceiros.

Posso dizer que entendemos de verdade o que é gerenciar no sentido amplo, mas na prática dentro dos negócios, podemos deixar mais fácil esta área, e para isso que lhe falar uma forma de começar a fazer isso e ter resultados positivos.

Vamos setorizar, dividir sua empresa em partes para facilitar a gerência total e tenho uma forma, isso não significa que é a melhor, mas é uma possibilidade, vamos lá…

Vamos setorizar em 5 partes e delegar cada uma delas:

– gestão administrativa (controla tudo e todos);

– finanças (entradas e saídas);

– comunicação (vendas e marketing);

– recursos humanos (pessoas e motivos);

– operacional (o que você e sua equipe entregam ao cliente).

Agora você vai olhar para cada área dentro do seu negócio, anote para facilitar o nome da pessoa e cada atividade que ela faz dentro da empresa.

Depois dessa análise você vai perceber quem está sobrecarregado ou qual o setor você não está dando atenção necessária e talvez veja oportunidades de delegar tarefas e atividades.

Esse é um exercício para ser feito de tempos em tempos para analisar como você anda gerenciando o seu negócio. E claro… se você identificou que você é o único em todos os setores não fique desesperado, pense como organizar todos estes setores, pois é muito importante atender a todos.

Aqui vai mais uma dica para quem é um empreendedor “solo”, separe na agenda um dia para focar em cada uma das atividades/setores, por exemplo:

Segunda você será o Gestor olhando tudo o que aconteceu na semana anterior, conferindo se as metas foram atingidas se precisa alterar alguma estratégia.

Terça será o Financeiro, irá conferir todas as contas pagas e programar os pagamentos da semana seguinte, analisar o fluxo de caixa se está positivo ou negativo e precisa de um suporte extra de Vendas.

Quarta, aqui é a Comunicação, onde você poderá programar post nas redes sociais, atender demandas de cliente, ligar para saber como está sendo as entregas e fazer novas vendas para leads ou para clientes já da carteira.

Quinta, Recursos Humanos… pois é hoje é sozinho, mas até quando, então comece a escrever o perfil de futuros funcionários, política de cargos e salários e claro pense nos motivos que lhe faz levantar para trabalhar, o que você está fazendo hoje para alcançá-los amanhã.

Sexta, operacional ou a mão na massa, neste caso aqui é o corpo todo na massa, já que estamos falando de uma única pessoa proprietária do seu negócio, mas poderá separar este dia para fazer atendimentos externos a cliente, tanto atendimento como entregas.

Entendeu o que é Gerenciar e aprendeu formas de aplicar em seu negócio, aqui é uma forma, mas utilize como base para aplicar e depois me conta como aplicou nos seus negócios e até em sua vida pessoal e volte sempre ao blog, pois sempre temos assuntos para contribuir com você!

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Veja outros artigos

BENEFICIOS FISCAIS NOS TRANSPORTES

Já falamos sobre benefícios fiscais em outro momento em nosso blog (https://marongio.com.br/blog/beneficios-fiscais/) agora quero trazer uma visão mais especifica para um determinado segmento, pois sabemos

Leia mais +