Teste de Covid-19 pode ser lançado e abatido no imposto de renda?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Para entender se isso é possível vamos esclarecer que o tipo de despesa médica possível de abatimento na declaração de imposto de renda de pessoa física são os gastos comprovadamente pagos a médicos de qualquer especialidade, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais, além de despesas com exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias.

Então se pararmos para pensar que os testes de Covid-19 realizados em laboratórios com emissão de nota fiscal específica poderá ser declarado, e claro são os feitos pelo declarante ou um de seus dependentes.

As datas de todos estes exames e despesas médicas devem ser dentro do ano de 2021 para que possa utilizar na entrega da declaração este ano de 2022, porém a Receita Federal ainda não liberou o programa ou o calendário, normalmente inicia-se em março e termina em 30 de abril, porém devido a pandemia houve algumas mudanças nos últimos anos.

Neste caso vamos aguardar a liberação do calendário e do programa, mas fique preparado! Junte todas as notas e comprovantes para que possa fazer sua declaração corretamente, e para facilitar anote as informações necessárias que devem constar nos documentos para que possa declarar.

É a nota fiscal ou documento que comprove a data da despesa, o responsável pelo pagamento, o beneficiário do serviço e o número do CNPJ da clínica, hospital ou laboratório, agora lance dentro da declaração no item “pagamentos efetuados”, lembrando que existe um limite permitido de dedução, mesmo que lance todas os documentos poderá não ser abatido integralmente o valor.

E para completar após a declaração feita guarde a documentação utilizada por 5 anos, este é o prazo de contestação ou retificação por você ou pela Receita Federal.

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Veja outros artigos

BENEFICIOS FISCAIS NOS TRANSPORTES

Já falamos sobre benefícios fiscais em outro momento em nosso blog (https://marongio.com.br/blog/beneficios-fiscais/) agora quero trazer uma visão mais especifica para um determinado segmento, pois sabemos

Leia mais +