Qual a diferença entre Consultoria, Mentoria e Assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Primeira coisa digo que são prestações de serviço relacionados a uma área específica, podendo ser de qualquer uma, como de recursos humanos, saúde e segurança, tributária, ciências políticas entre outras. Você já procurou este tipo de serviço, acha que precisa ou já precisou?

Mas na verdade sabe para que cada um deles serve? Vou trazer aqui os conceitos de cada um para que você analise, entenda e escolha o adequado a você ou até mesmo aprenda a identificar que não precisa de algo assim neste momento, no futuro poderá fazer a análise novamente e decidir.

Consultoria:

Ação ou efeito de dar consultas, conselhos, quando é feito por um especialista de uma determinada área podemos dizer irá dar seu parecer sobre matéria da sua especialidade.

Mentoria:

Prática de ajudar ou de aconselhar uma pessoa menos experiente, durante um período de tempo, o mesmo que aconselhamentos, consultoria, porém é algo mais próximo quando existe a orientação no lugar do parecer.

Assessoria:

Ação que assessora, que presta auxílio ao outro em uma determinada atividade, serviço de apoio técnico.

Após conceituar vamos de explicação prática usando um setor que todos usam, sendo como pessoa física ou pessoa jurídica o maravilhoso setor financeiro…

Bora lá…

Você está com dificuldades para gerenciar e organizar seu financeiro não sabe onde coloca as contas, que dia deve pagá-las, esquece de cobrar o cliente não sabe se enviou a nota fiscal ou o boleto e nem sabe qual é o seu saldo bancário:

Poderá contratar:

Assessoria: para lhe dar apoio e até fazer determinadas atividades deste setor e sanar suas dificuldades, neste caso uma pessoa que irá por exemplo organizar por datas, enviar a documentação correta dentro dos prazos, acompanhar seus extratos e lhe passar o que precisa ser pago ou quem você deverá cobrar, como um assessor do seu lado facilitando, porém normalmente é necessário que você passe como as coisas precisam ser para que o profissional faça a parte dele.

Consultoria: para analisar a situação e lhe indicar os caminhos que deverá ajustar para sanar as dificuldades, aqui será analisado o seu cenário e apresentado seus pontos de melhoria ou não, indicando soluções para que você possa escolher como resolver seus desafios e partir para a ação após a conclusão do serviço de consultoria.

Mentoria: para analisar, orientar e lhe acompanhar nas etapas das orientações até sanar suas dificuldades, junto da análise será presentado um acompanhamento como professor, lhe passando etapa por etapa para que você as entenda e encontre soluções uma a uma até que finalmente resolveu seus desafios com o apoio do profissional.

Na prática não é tão simples, pois nem sempre você sabe a quem recorrer e em alguns casos irá precisar dos três tipos de serviço, então primeiro analise seu cenário, entenda onde está seus desafios (em qual área) e vá atras dos três tipos para entender com cada profissional qual o melhor serviço para o seu caso!

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Veja outros artigos

BENEFICIOS FISCAIS NOS TRANSPORTES

Já falamos sobre benefícios fiscais em outro momento em nosso blog (https://marongio.com.br/blog/beneficios-fiscais/) agora quero trazer uma visão mais especifica para um determinado segmento, pois sabemos

Leia mais +