Primeiros passos para abrir uma empresa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Neste artigo vou trazer um passo a passo, não exaustivo, de como abrir uma empresa do tipo Empresário Individual, também conhecida como EI, com o porte empresarial de ME (Micro Empresa) que informa que a empresa irá faturar até R$ 360.000,00 no ano, este tipo jurídico é entendido como uma empresa de uma pessoa e que juridicamente tem responsabilidade ilimitada sobre os bens da empresa e da pessoa física, isso significa que no meio judicial a pessoa física responde pelos atos da pessoa jurídica como todos os seus bens somados.

Para dar sequência iremos utilizar como modelo uma empresa Prestadora de Serviços de Manutenção Elétrica a qual atende a domicílio, não possuindo escritório ou loja para atendimento ao público, esta é uma informação importante quando tratamos de localização, pois cada município possui um plano de zoneamento o qual permite ou proíbe certas atividades em determinadas regiões.

Agora que temos alguns conceitos iniciais iremos para prática, como estou na cidade de Taubaté, interior do Estado de São Paulo irei descrever como aqui está funcionando, lembrando que outras cidades e estados podem sofrer algumas alterações de procedimento, além é claro de alterações como a própria tecnologia empregada nestes processos em qualquer âmbito.

Passo 1

Análise do negócio e planejamento – procure um Contador para juntos desenharem todas as possibilidades

Passo 2

Documentação do sócio proprietário como documentos básicos e endereço de residência que neste exemplo será o mesmo que o da empresa, chamaremos de endereço para contato.

Passo 3

No órgão do Estado vinculado ao Município fazer o cadastro dos dados da empresa e consulta de viabilidade do endereço, esta etapa o Município deverá retornar com a aprovação ou não.

Passo 4

Com o passo 3 aprovado vamos ao órgão Federal onde iremos conferir o cadastro e incluir outros dados para que seja gerado um documento básico de entrada (DBE) para formalizar a intenção de abrir o CNPJ.

Passo 5

Com todos os documentos em mãos e assinados será protocolado na Junta Comercial a qual irá conferir todos os dados e efetivar o registro, gerando o número do CNPJ.

Passo 6

Após a documentação retornar da Junta, hoje é possível retornar fisicamente ou eletrônica, deverá juntar outros documentos e protocolar no Município solicitando a Inscrição Municipal.

Passo 7

Agora faremos o Licenciamento (CLI – Certificado Integrado de Licenciamento), no caso deste Prestador de Serviços será Risco Baixo, neste caso será isento de procedimentos presenciais e o CLI sairá de forma automática pelo sistema.

Passo 8

Tudo pronto, agora basta “arquivar” seus documentos e controlar as datas de vencimento das licenças e pagamento de suas taxas que normalmente são anuais.

Este passo a passo foi um resumo de como abrir uma empresa, uma visão mais interna dos tramites executados pelo escritório de contabilidade, porém todos estes passos serão desenhados com uma boa conversa entre o empresário e o contador.

Para outro tipo de abertura de empresa como o MEI (Microempreendedor Individual) que não é exigido o Contador a própria pessoa física poderá executar outro tipo de passo a passo para ter seu CNPJ, porém recomendo pesquisa, estudo e uma conversa com um especialista para lhe orientar e tirar suas dúvidas.

Espero que tenha desvendado algumas de suas dúvidas de como abrir sua empresa, tendo perguntas específicas fique à vontade em nos contatar.

Fale Conosco pelo WhatsApp (12) 99123.5291 ou e-mail contato@marongio.com.br

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Veja outros artigos

FERRAMENTAS DE GESTÃO

Já ouviu falar em ferramentas que aplicadas em seus negócios ou até mesmo em sua vida podem auxiliar e até mostrar o melhor caminho naquele

Leia mais +

BENEFÍCIOS FISCAIS

Você sabe o que é um benefício fiscal, já ouviu falar sobre isso? Vamos falar agora, o que é e até demonstrar alguns que você

Leia mais +

PLANEJANDO UMA HOLDING

Para uns é uma empresa, para alguns uma solução e para outros uma palavra sem sentido algum, bom, vou descrever da forma mais simples que

Leia mais +