
BENEFICIOS FISCAIS NOS TRANSPORTES
Já falamos sobre benefícios fiscais em outro momento em nosso blog (https://marongio.com.br/blog/beneficios-fiscais/) agora quero trazer uma visão mais especifica para um determinado segmento, pois sabemos
26 de fevereiro de 2021
Você empresário que já possui funcionário já deve ter ouvido falar do e-SOCIAL, que o governo tem falado e os escritórios de contabilidade e gestores de Recursos humanos também, vou fazer uma síntese do que seria e como está o tema hoje no inicio de 2021.
O e-SOCIAL é a Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas e faz parte do programa de digitalização das obrigações governamentais o chamado SPED (Sistema Público de escrituração Digital), ao longo dos anos o Governo vem trocando as entregas em papel pelas digitais em todos os setores de uma empresa e em todos os tamanhos, desde Grandes Multinacionais até os pequenos MEIs.
Os órgãos que estão integrando o recebimento de informações unificadas no e-Social são:
– Caixa Econômica Federal (FGTS);
– Ministério do Trabalho;
– Previdência Social (INSS);
– Receita Federal
Este sistema foi criado em 2014 e foi dividido em fases, dividindo pelo tamanho das empresas, valor de faturamento, regime tributário e eventos da folha, como cadastrados, cálculos e dados de saúde e segurança do trabalho, e de lá para cá já ouve mudanças no layout do sistema, mudanças nas divisões das empresas, alteração e prorrogação das datas de inicio, tudo isso bem acompanhando pelos profissionais da área de RH e até do TI, pois precisam ajustar os sistema para atender as exigências.
O e-Social é o módulo de entrega de informações aos órgãos citados acima, diversas empresas já estão no caminho de 100% de integração e outras estão com 50%, podemos dizer que o atual cenário ainda é de mudanças, e sendo específica vou falar aqui apenas das empresas do Simples Nacional, que neste ano irão caminhar para uma integração 90% com este sistema.
Para empresas do Simples Nacional no Grupo 3 foi lançado a seguinte programação:
Maio de 2021 – entrega obrigatória dos cálculos da Folha de Pagamento
Janeiro de 2022 – entrega obrigatória dos dados de Saúde e Segurança do trabalho
Estas duas entregas de informação irão envolver os setores de Departamento Pessoal que calcula os valores da folha e empresas da área de Segurança do Trabalho que desenvolvem os documentos técnicos como os PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e ASO – Atestado de Saúde Ocupacional entre outros a depender dos riscos que a empresa possui.
nenhuma empresa está obrigada a entregar os dados de SST- Saúde e Segurança do Trabalho pelo e-SOCIAL ainda, o primeiro grupo será obrigado a partir e Setembro de 2021, após estas empresas passarem a entregar as informações é que oficialmente veremos as dificuldades na pratica desta entrega, neste caso teremos que aguardar para saber se para as empresas do Simples Nacional será igual ou se teremos mudança e simplificações para o próximo ano.
Para você que está se preparando para contratar seu primeiro funcionário já conversou com seu Contador e buscou empresas da área de Saúde e Segurança do trabalho para já começar a tratar estas questões?
O que achou destas informações, curta, comente e envie este artigo a outros empresários e empreendedores.
Já falamos sobre benefícios fiscais em outro momento em nosso blog (https://marongio.com.br/blog/beneficios-fiscais/) agora quero trazer uma visão mais especifica para um determinado segmento, pois sabemos
Você sabe o que significa fazer uma mudança no trajeto da sua empresa pensado em segmentação e nicho de mercado? Pois então, quero lhe dizer
Sim, é isso mesmo que você leu. Sua empresa não cresce e a culpa é 100% sua. Sei que é duro ouvir/ler isso, mas alguém