LUCRO REAL – um regime tributário

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Este regime tributário como os outros e de forma simplista é a formato de cálculo dos seus tributos, porém é o regime mais detalhado e realista pelo fato que de você precisa gerenciar todo o fluxo de entradas e saídas para efetivamente determinar o LUCRO de sua empresa.

Não irei detalhar as obrigações acessórias mensais e anuais que este regime possui, nem a questão dos impostos diretos e indiretos sobre ele, e sim sobre as vantagens de um planejamento estruturado e bem acompanhado em prol de benefícios para sua empresa.

Antes, quero dizer que cada tipo de empresa, desde o ramo de atividade, valor de faturamento e projeção de crescimento influenciam diretamente no planejamento para a adesão ou manutenção e um Lucro Real, então procure profissionais qualificados para analisar o seu caso em específico.

Benefícios para uma empresa que utiliza o regime tributário do Lucro Real são inúmeros conforme o ramo de atividade e setor de atuação e irei pontuar alguns como a Lei do Bem, uma legislação com incentivos específicos para a área de Inovação, podendo ser utilizada por diversos setores, além de benefícios para doações à instituições como fundo da criança e adolescente, atividades audiovisuais projetos culturais e artísticos e até apoio ao esporte.

Em geral estes benefícios trazem um “DESCONTO” na forma de calcular e pagar o imposto sobre o Lucro da empresa, reduzindo a chamada carga tributária e para ter direito ao uso destes benefícios cada um deles terá regras para serem seguidas, como cadastros específicos, comprovação de determinados gastos e a contabilidade pura em dia.

Para você pensar sobre como gerenciar um Lucro Real vou passar alguns pontos importantes que irá lhe ajudar a entender na prática este regime dentro da sua empresa:

– Compras, Vendas e Prestações de Serviço – Registradas com Notas Fiscais e Contratos;

– Conta Bancária totalmente separada – Pessoa Física e Pessoa Jurídica;

– Controle fiel de estoque de mercadorias;

– Controle fiel de contas a pagar e receber;

– Processos e procedimentos detalhados;

– Gestão e administração em dia para envio a Contabilidade;

– Contabilidade consolidada com as informações da empresa;

Então, você já pensou em ser Lucro Real? Procure saber se o setor/ramo que atua tem algum benefício específico para ser utilizado em sua empresa.

Diga nos comentários o que achou deste tema, a equipe da Marongio Contabilidade está disponível para tirar suas dúvidas.

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Veja outros artigos

O que lhe faz feliz?

Pois é… você sabe o que é felicidade, ou o oposto dela, a tristeza… então como poderá saber o que realmente lhe faz feliz. É

Leia mais +