Home Office e a LGPD

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Já tivemos dois artigos sobre estes temas, um falamos de como o home office esta mudando a forma de ver algumas profissões e até a produtividade quando trabalhamos em ambientes que antes não eram permitidos, como nossa casa, e outro falamos da nova Lei que protege os dados pessoais em meios digitais e físicos.

Neste artigo vou fazer uma vinculação destes temas pensando nas relações de trabalho, onde as empresas colocaram seus colaboradores em suas residências e ofertaram os recursos adequados para a execução do trabalho, sendo por acesso remoto ou acesso a banco de dados empresariais.

Agora vamos vincular a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) um profissional de faturamento o qual tem acesso aos dados de clientes para a realização das notas fiscais de venda, ao trabalhar em sua residência utilizando o seu computador pessoal e acessando a base de dados remotamente (é quando um computador acessa ou outro via programas específicos).

Ele está trabalhando em sua cozinha ou quarto e até na sala, recebe a visita de um parente e o mesmo vê o computador com a tela “aberta” com os dados de um cliente, a situação é simples e não tem maldade, mas é preciso que esteja previsto na politica de proteção de dados e precisa ser orientado o colaborador a ter este cuidado de “fechar” a tela ao levantar para atender alguém, da mesma forma que isso deve ocorrer quando se trabalha dentro do prédio da empresa.

Se pensarmos detalhadamente iremos encontrar diversos pontos de melhoria e de adequação quando falamos de colaboradores trabalhando em regime home office, isso não era comum a quase ninguém e sim é algo novo e passaremos por adaptações, este artigo é apenas uma forma de estimular a pensar sobre isso e identificar se você passa por situações iguais ou parecidas. Você já pensou sobre este tema? E chegou a vincular estas áreas que a princípio não teriam ligação, mas a partir de agora começam a ter? Compartilhe suas experiências nos comentários.

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Veja outros artigos

STARTUP

Há tá… o que é isso? É comida… rsrs Pois é, para alguns pode ser um tempo comum, mas para outros nunca ouviram falar e

Leia mais +

Medo de crescer

Quero compartilhar com vocês um medo de mudança que aqui estou definindo como crescimento, sim… pois quando falamos… haaa… tenho medo de que as coisas

Leia mais +

Para a Marongio Contabilidade o conhecimento compartilhado é a fonte da evolução da sociedade em todas as áreas.

Blog

Facebook