GESTÃO E CONTROLE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Você já ouviu falar sobre gestão e controle, e sabe o que realmente é fazer isto ou estar de acordo com este conceito? Saiba que isso não é para empresas e empresários, é para a sua vida inteira em todos os sentidos.

Vou trazer aqui os conceitos baseados no dicionário:

GESTÃO

Substantivo, período de administração em uma sociedade, na qual alguém desempenha a gerência por delegação dos outros sócios, ETIM lat. gestĭo,ōnis ‘ação de administrar, de dirigir, gerência, gestão’.

CONTROLE

Substantivo, Ação de controlar, de possuir domínio sobre algo ou alguém, e tem como sinônimo comando, fiscalização, inspeção, manejo, verificação.

Agora vamos unir estes termos e trazer para nossa vida, quando falamos de gestão e controle dentro da nossa casa estamos nos referindo a pessoa responsável por trazer o valor monetário, efetuar o pagamentos das contas, fazer as compras necessárias, acordar ou outros moradores, efetuar a limpeza ou terceirizar e acompanhar quem esta realizando as atividades, e claro pode ser uma única pessoa fazendo tudo isso para uma família com cinco pessoas ou duas, quando o casal divide estas tarefas dentro de casa para gestão e controle da sua família e filhos.

Esta mesma família agora terá um aniversário do filho mais novo, então entram em acordo e a filha mais velha irá organizar a festa, montar a lista de convidados, encomendar os alimentos, pesquisar e comprar os enfeites e fazer a decoração do espaço, para algumas atividades irá precisar de auxílio financeiro dos pais e em outras ajuda de outras pessoas, e neste ponto os pais são o apoio para resolver isso e a festa finalmente acontecer.

Pense em uma empresa, que precisa comprar insumos para executar seu trabalho, como materiais básicos de escritório até grandes equipamentos, deverá buscar novos clientes e manter os existentes, além de desenvolver uma semana de saúde e segurança do trabalho para seus colaboradores.

Está vendo as semelhanças na gestão e controle, pois bem, fazemos isso o tempo todo em nossa vida em todos os setores, a única diferença é como você enxerga isso na sua vida e como prioriza estas atividades, você pode ser o responsável por fazer as compras, tanto na sua casa como na empresa onde trabalha e no seu próprio negócio.

Agora pense comigo, você já faz muito bem as compras de casa, faz isso a anos sabe os preços e onde encontrar os itens mais baratos, então irá precisar aprender e desenvolver técnicas para a empresa onde trabalha e para o seu negócio, aqui passamos a ter complexidade pois estamos falando de três esferas diferentes, mas todas são baseadas na gestão e controle.

Mesmo que você diga que não gerência ou controla faz isso sem perceber, você apenas não registrou e formalizou, não criou um processo ou procedimento, mas está na sua cabeça, e é aqui que eu lhe digo que quando passa a ficar complexo o melhor é “tirar” da cabeça e passar a delegar para outras pessoas, assim a gestão e controle passa a ser cada vez mais efetiva.

Me diga se você já pensou que na sua vida particular e profissional você prática gestão e controle desta forma?

Compartilhe conosco suas experiências sobre isso, e nos traga seus desafios dentro deste assunto, a equipe da Marongio Contabilidade quer lhe ouvir!

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Veja outros artigos

BENEFICIOS FISCAIS NOS TRANSPORTES

Já falamos sobre benefícios fiscais em outro momento em nosso blog (https://marongio.com.br/blog/beneficios-fiscais/) agora quero trazer uma visão mais especifica para um determinado segmento, pois sabemos

Leia mais +