FERRAMENTAS DE GESTÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Já ouviu falar em ferramentas que aplicadas em seus negócios ou até mesmo em sua vida podem auxiliar e até mostrar o melhor caminho naquele momento, pois bem vou falar de algumas e para que cada uma serve.

Todas estas ferramentas devem ser estudadas a fundo para que ao serem aplicadas tragam os resultados, sejam efetivas e eficazes.

CICLO PDCA

É uma ferramenta que nos traz um ciclo – começo, meio e fim, e se repete dando a entender que ao repetir estaremos melhorando o processo em questão, ela pode ser aplicada dentro de qualquer negócio e na sua vida para qualquer tarefa, pois ela é feita para se aprimorar a cada repetição, e tem como etapas Planejar; Dfazer (to do); Checar; Agir.

DISC

É uma ferramenta voltada a área humana, para identificar o perfil comportamental predominante de uma pessoa, traz características determinadas por William M. Marston, que em 1928 publicou o livro “As emoções das pessoas normais” onde definiu que existem 4 tipos de comportamentos e baseando-se na percepção e reação de um indivíduo a uma determinada situação os descreve: Dominância; Influência; eStabilidade; Conformidade.

MATRIZ SWOT

É uma ferramenta que irá analisar os pontos fortes e fracos de um negócio analisando os ambientes internos e externos, fazendo com que você veja de forma estratégica como utilizar os pontos fortes (Strengths), para melhorar seus pontos fracos (Weaknesses) aproveitando as oportunidades (Opportunities) e minimizando as ameaças (Threats).

O Sebrae disponibiliza um material muito interessante para você fazer a análise da sua empresa, aproveite e faça:

https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/ME_Analise-Swot.PDF

Hoje podemos encontrar diversas ferramentas para nossa utilização, desde a mais simples as mais complexas ou integrais, quando utilizamos um conjunto de ferramentas complementares para melhorar os processos, otimizar recursos e alavancar os negócios.

Para melhor compreensão digo que estas ferramentas têm base em estudos estrangeiros então suas traduções nem sempre são idênticas as suas siglas conhecidas, mas fique tranquilo o importante é aprender a utilizar em seu benefício.

Partiu estudar estas e tantas outras ferramentas, se gostou deste tema nos deixe seu comentário, a equipe da Marongio Contabilidade esta em constante estudo para trazer temas relevantes a todos.

Curta, comente e compartilhe com mais pessoas!

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Veja outros artigos

PRODUÇÃO DE CONTEUDO

Você sabe o que é produção de conteúdo para as redes sociais e qual a importância na época em que estamos? Pois bem, produzir um

Leia mais +

MULHER EMPREENDEDORA

Primeiro o que é ser um empreendedor… Vejo assim: É aquela pessoa que se vira, muda conforme a necessidade, reinventa e se transforma em algo

Leia mais +