
NCM o que é e como influência nos negócios
Para alguns empresários é um termo comum, mas para a grande maioria é apenas uma sigla obrigatória para se colocar na DANFE (Nota Fiscal Eletrônica),
16 de outubro de 2020
Para muitos esta é uma tarefa desafiadora para outros nenhum pouco, e você sabe e consegue fazer a separação do seu dinheiro enquanto empresa do seu dinheiro como pessoa física?
Primeiro temos que saber a importância da separação de contas pessoas e contas da empresa, esta separação é para controlar e saber se sua empresa está dando lucro ou prejuízo, se precisa fazer algum investimento ou até cortar gastos, e claro atender a legislação.
E para sua pessoa física é importante saber controlar seu orçamento familiar, o quanto você e sua família gastam ou estão “sugando” a empresa e também a legislação.
Mas fora as normas e regras que já existem e suas penalidades o importante é entender que você a partir do momento que tem um CNPJ virou ‘dois’ e passará a pensar da seguinte forma, no bolso direito entra e sai da Pessoa Jurídica a sua empresa e no bolso esquerdo entra o seu pró-labore e sai o da pessoa física.
Para ajudar a praticar a separação vou dar algumas dicas:
– Abra uma conta bancária em nome da Empresa;
– Comprou mercadoria para revender pague através da Conta da empresa;
– Comprou material de consumo ou para prestar serviços pague através da conta da empresa;
– o cliente pagou, peça que deposite ou transfira para a conta da empresa;
– retire seu pró-labore (salário do empresário) de uma única vez (não faça saques frequentes);
– cartão e maquininhas, controle de todos os valores que entram e que saíram, sempre da empresa;
– dinheiro em espécie, controle de todas as entradas e pagamentos, controle de Caixa;
– todas as contas da pessoa física, gastos esporádicos, e da casa pagar com o pró-labore;
O importante é saber que precisa separar os gastos e receitas entre PJ e PF e começar a executar, através de controles que podem ser desde um caderninho, planilhas, aplicativos de celular até sistema de controle financeiro mais elaborados.
E você sabe da importância e consegue executar a separação? Me conte o que você tem feito para organizar suas finanças pessoais e empresariais.
Para alguns empresários é um termo comum, mas para a grande maioria é apenas uma sigla obrigatória para se colocar na DANFE (Nota Fiscal Eletrônica),
Para você que possui uma Inscrição Estadual que vende mercadoria ou transporta mercadorias sabia que tem uma ferramenta gratuita para emitir suas notas fiscais de
Já falamos sobre benefícios fiscais em outro momento em nosso blog (https://marongio.com.br/blog/beneficios-fiscais/) agora quero trazer uma visão mais especifica para um determinado segmento, pois sabemos