DISSIDIO – já ouviu falar?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Dissidio… você sabia que a palavra significa divergência, discórdia?

Mas você pensa em outra coisa neh! Tenho certeza disso.

Quando uma pessoa ouve esta palavra já pensa, quando é funcionário “hum meu salario vai aumentar” e quando é empresário “este mês preciso pagar o reajuste dos funcionários”, viu que teve uma leve diferença nas frases?

São as visões de ambas as pontas e estão corretas na teoria, pois sim o salário aumenta, mas não é um “aumento de salário” e sim um reajuste para efetuar uma correção do valor conforme um índice determinado pelo acordo coletivo que muitas vezes segue índices como a inflação, este reajuste serve para manter o poder de compra dos funcionários perante o mercado.

O aumento de salário é dado por promoção ou por desempenho acima do esperado de um funcionário, e não espera as regras tratadas pela convenção da categoria, e sim conforme um plano de cargos e salários ou política interna da empresa.

Agora por que todos conhecem como dissidio? Muito simples… é muito comum as negociações demorarem entre os sindicatos das categorias (representantes das empresas e dos funcionários) e por este motivo entendesse que estão divergindo, discutindo os valores até que no final saia a porcentagem aprovada e seja divulgado em convenções coletivas.

Me conte quais são os assuntos da área de Recursos Humanos e Departamento Pessoal você que entender mais, empresários e funcionários.

Curta, comete e compartilhe com mais pessoas.

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Veja outros artigos

BENEFICIOS FISCAIS NOS TRANSPORTES

Já falamos sobre benefícios fiscais em outro momento em nosso blog (https://marongio.com.br/blog/beneficios-fiscais/) agora quero trazer uma visão mais especifica para um determinado segmento, pois sabemos

Leia mais +