Declaração Anual – DASN/SIMEI

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Você que é Microempreendedor Individual (MEI) sabe que tem uma obrigação anual? E caso não cumpra dentro do prazo estipulado pelo governo pagará multa quando for regularizar? Para regularizar, caso esteja em atraso com os anos anteriores, e/ou não perca o prazo para entregá-la no próximo ano, vou tentar explicar de uma forma bem simples.

Todos que têm um MEI, possuem necessariamente um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), ou seja, são pessoas jurídicas e precisa cumprir com algumas obrigações, uma delas é a DASN-SIMEI (Declaração do Simples Nacional do Microempreendedor Individual).

A declaração sempre é referente ao ano anterior e tem que ser, em regra, entregue até o dia 31 de maio do ano corrente. Nela deve ser informado o faturamento total do ano anterior, sendo esse o somatório de vendas e/ou prestação de serviços, com ou sem emissão de nota fiscal. Outra informação necessária é se o MEI possuiu algum funcionário registrado no ano anterior.

Lembrando que o MEI quando vende ou presta serviços para pessoa física, não é obrigado a emitir nota fiscal, a exceção é quando se presta serviço ou vende mercadorias para outras empresas, neste caso é obrigatório a emissão de nota fiscal.

Por isso é muito importante monitorar sua empresa, através de recibos, notas fiscais, planilhas de controle e preencher o relatório de faturamento bruto mensal. Caso tenha algum funcionário registrado verifique com o profissional que te auxiliou e veja como se encontra essa situação, para que possa fazer a declaração da maneira correta.

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Veja outros artigos

BENEFICIOS FISCAIS NOS TRANSPORTES

Já falamos sobre benefícios fiscais em outro momento em nosso blog (https://marongio.com.br/blog/beneficios-fiscais/) agora quero trazer uma visão mais especifica para um determinado segmento, pois sabemos

Leia mais +