Controle Financeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Você sabe quanto sua empresa anda gastando com fornecedores, tecnologia, pessoal, entre outros. O controle financeiro é uma ferramenta conhecida por fluxo de caixa, com ele você ganha um pouco mais de previsibilidade, sabendo onde e quais gastos terão pela frente e quais poderão ser sanados mais rápidos. Com isso poderá realocar recursos, levantar capital de giro, ou até mesmo investir o dinheiro que sobrou.

Fluxo de caixa nada mais é do que ter o controle do que entra e o que sai da conta da empresa. Ah, então é fácil, é só anotar isso tudo que está resolvido. Mais ou menos, porque irá precisar interpretar essas informações que você abastecer no fluxo de caixa. Ele pode ser diário, mensal, semanal, não importa, mas quanto mais detalhado melhor, por isso o indicado é o diário.

O fato de cuidar do fluxo de caixa não garante o sucesso do negócio, pois existem muitos outros fatores envolvidos, como por exemplo o lucro e o volume de vendas, mas uma coisa é certa, quem não acompanhar atentamente as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa irá ter problemas cedo ou tarde.

Essa é uma ferramenta muito importante para gestão da sua empresa. Se entra mais do que sai, o fluxo de caixa é positivo. Se sai mais do que entra, o fluxo de caixa é negativo. Lembrando a dica de sempre… Não misture conta pessoal com as contas da empresa.

Muitas empresas lucrativas acabam por ter problemas de fluxo de caixa, por não controlar. Nossa, mas se dá lucro como tem problema de fluxo de caixa? É que muitas vezes as despesas chegam quando o caixa está vazio, a empresa já fez todo o investimento mensal sabendo que a receita virá, pois é uma receita recorrente, e acaba não guardando dinheiro para uma emergência ou até mesmo uma conta já esperada.

Com o fluxo de caixa bem estruturado, acaba por identificar qual é o mínimo de caixa que precisará ficar na empresa mensalmente e o que estiver de excesso poderá aplicar em investimentos. Olhando com mais clareza fica muito mais fácil encarar as decisões que todo empreendedor enfrenta. Como por exemplo quando precisará aumentar a força de venda, uma vez que a despesa já projetada chegará.

O bacana do fluxo de caixa é que ele pode ser usado desde os primeiros dias da empresa, não precisa esperar a empresa abrir formalmente ou até mesmo dar lucro, o importante é o controle. Muita empresa quebra por não controlar o dinheiro. Se você ainda não tem o fluxo de caixa da sua empresa comece a montar agora mesmo, lá na frente você virá aqui me agradecer por ter começado hoje. Com uma planilha e um pouco de disciplina você já consegue manter seu fluxo de caixa rodando.

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Veja outros artigos

STARTUP

Há tá… o que é isso? É comida… rsrs Pois é, para alguns pode ser um tempo comum, mas para outros nunca ouviram falar e

Leia mais +

Medo de crescer

Quero compartilhar com vocês um medo de mudança que aqui estou definindo como crescimento, sim… pois quando falamos… haaa… tenho medo de que as coisas

Leia mais +

Para a Marongio Contabilidade o conhecimento compartilhado é a fonte da evolução da sociedade em todas as áreas.

Blog

Facebook