Contratação de Funcionário para MEI

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Sabia que o MEI (Microempreendedor Individual) pode ter um funcionário? Vou mostrar como é possível contratar um funcionário e quais são as regras para quem é MEI.

O MEI pode ter apenas 01 (um) funcionário, existindo assim a relação de trabalho entre empregador e empregado, como contratado esta pessoa terá todos os direitos e deveres regidos conforme a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) ou a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), receberá salário mínimo ou piso da categoria, conforme o segmento da empresa.

Para fazer a contratação precisará de um profissional da área de Recursos Humanos para te orientar, depois de recolher os documentos para cadastro deste funcionário, é necessário seguir alguns procedimentos que normalmente são um pouco complexos, lembrando que o MEI precisa fazer o registro também através do e-Social (uma plataforma que vem passando por inúmeras modificações e melhorias). Após a inclusão do colaborador deverá manter a geração de folha de pagamento mensal.

Neste ponto de controle do funcionário, o MEI passa a entregar declarações mensais e anuais mais elaboradas e a pagar outras guias, como o INSS e o FGTS. O MEI tem a vantagem da redução da alíquota do INSS patronal de 20% para apenas 3%, entretanto o FGTS permanece em 8%.

Obs: INSS normal é descontado do funcionário e pago pelo MEI diretamente ao Governo; o INSS patronal é de responsabilidade do empresário/MEI e é somado na mesma guia para pagamento.

Ficou dúvidas, entre em contato para podermos ajudar!

Vai abrir uma empresa? Ganhe uma consultoria gratuita.

Cuidado para não pagar imposto demais.

Veja outros artigos

STARTUP

Há tá… o que é isso? É comida… rsrs Pois é, para alguns pode ser um tempo comum, mas para outros nunca ouviram falar e

Leia mais +

Medo de crescer

Quero compartilhar com vocês um medo de mudança que aqui estou definindo como crescimento, sim… pois quando falamos… haaa… tenho medo de que as coisas

Leia mais +

Para a Marongio Contabilidade o conhecimento compartilhado é a fonte da evolução da sociedade em todas as áreas.

Blog

Facebook