Inovação Contábil

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Venha comigo nesta jornada de descoberta e inovação.

Antes de entrar no tema irei conceituar o que é ‘Inovação’ e depois como aplicá-la dentro da Contabilidade, pois assim verá que é mais simples de utilizar do que imagina.

Inovação: pelo dicionário é um conceito simples de algo “novo/novidade”. Com a evolução do mercado e o acesso a novas tecnologias, e também o desenvolvimento cada vez maior da globalização, podemos ampliar este assunto trazendo a roupagem das palavras, incremental e disruptiva, assim é totalmente possível ir além do simples, sendo algo não visto chamado de incremental e algo inexistente denominado disruptivo. É claro e evidente que, o que envolva a tecnologia em si é mais fácil de conceituar como inovação, entretanto sem utilizar algo tecnológico é possível inovar, como o café que hoje pode vir de diversas formas, inclusive em sachês (inovação na forma de entregar), contudo tenha cuidado para não ser ‘mais do mesmo’, dizendo que inovou, por exemplo, criando um novo editor de texto, mas já se perguntou o que ele traz de incremental ou disruptivo dos que já estão no mercado? Esta é a pergunta básica para se iniciar o pensamento inovador.

Contabilidade. Quando escutamos este termo já se remete a uma sala com mesas, papeis sobre essa mesa, arquivos de aço, burocracia, etc. Sim é muito comum esta visão, pois isso tudo existe, mas como já foi falado em um artigo anterior, o contador é muito importante para a saúde financeira da empresa e necessita das informações precisas para trazer a análise mais correta possível. Infelizmente a burocracia ainda é grande e o contador muitas vezes é visto como o profissional chato que fica cobrando os documentos para registro e acaba não desempenhando seu real motivo de existência, que é se colocar a frente desta papelada e ter um olhar voltado para a inovação e o que ela traz de melhoria para nossos serviços. Estudamos uma ciência que traduz a riqueza ou pobreza das empresas.

Juntando os conceitos de Inovação e Contabilidade, tenho visto ferramentas e movimentos pela internet a qual convergem com o aprimoramento na entrega dos resultados da contabilidade, onde tradicionalmente é preto e branco, positivo ou negativo, sendo transformadas em demonstrativos intuitivos, com designer criativo, colorido e inovador. Com isso podemos mostrar de forma simples e clara os resultados da empresa para que o empresário veja onde seu negócio está e decida com a ajuda do contador o futuro da empresa.

Nós da classe contábil devemos evoluir juntamente com o mercado, não tentando criar novas rotinas contábeis, mas sim mostrando o real valor das informações que captamos dentro da empresa, de uma forma que sejamos valorizados por sermos uteis e importantes para a geração da riqueza da empresa e também para o mercado como um todo.

Inovação Contábil. Simples? Não. Complexa? Talvez. Impossível? Jamais!

Veja outros artigos

Regime Tributário

Regime tributário é a forma de “controlar e pagar” seus impostos, existem três tipos para escolha da empresa e cada um tem métodos e formas

Leia mais +

Profissional da Contabilidade

Será que o contador só faz conta, ou até mesmo seria uma calculadora humana? Com certeza temos profissionais mais ‘matemáticos’ que o contador, tais como:

Leia mais +
Fechar Menu