Regime Tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real

por Marongio Assessoria Tributária

Entre em contato com Marongio Assessoria Tributária

Entre em Contato

Você empresário já deve ter ouvido falar sobre regime tributário, na sua cabeça pode passar diversas dúvidas, vou descrever algumas das particularidades destes regimes para que você comece a entender sobre o assunto.

Regime tributário é a forma que você irá “controlar e pagar” seus impostos, cada um deles tem métodos diferentes para esse controle e formas diferentes para se demonstrar.

Vamos lá:

Simples Nacional, o mais conhecido entre as pequenas e médias empresas e para resumir pode ser utilizado em diversos segmentos, desde prestadores de serviços, comércios, até indústrias, porém existe alguns que não podem utiliza-lo, como empresas da área financeira. A forma de “controlar e pagar” se dá através de uma guia de imposto conhecida como DAS (Documento de Arrecadação do Simples) vinculada ao valor de faturamento mensal.

Lucro Presumido, é uma forma também utilizada por pequenas e médias empresas e até grandes, neste caso as empresas que não podem utilizar a forma do Simples Nacional acabam aderindo a esta, além de atender todos os segmentos. A forma de “controlar e pagar” já passa a ser mais detalhada podendo gerar diversas guias conforme a movimentação de entrada e saída da empresa, além de algumas outras obrigações que devem ser entregues.

Lucro Real, esta forma é normalmente utilizada por grandes empresas, porém qualquer outra pode utiliza-la, ela possui um controle mais apurado e rico em detalhamento e análise, é verificado todas as entradas e saídas com minuciosidade e sua forma de “controlar e pagar” poderá gerar diversas guias além de obrigações especificas para entrega.

Neste artigo trago apenas um conceito simples para o entendimento, cada tipo deve ser analisado especificamente olhando para alguns fatores (empresa; segmento; faturamento; etc.) do negócio existente ou novo, verificando qual será o melhor regime para se utilizar: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Para a análise é feito projeções e planejamentos tributários que utilizam dados da empresa e de mercado para apontar uma escolha inicial ou mudança que irá trazer redução dos impostos ou eliminação de risco na fiscalização pelo Governo.

Qual dos regimes você gostaria de ter mais informações?

Gostaria de analisar sua empresa e fazer um trabalho para redução de impostos ou eliminação de riscos na fiscalização? 

Faça contato: https://wa.me/5512991235291

Entre em contato com Marongio Assessoria Tributária

Entre em Contato

Comentários

Utilize o Facebook para comentar o Artigo