Inovação Contábil

por Marongio Assessoria Tributária

Entre em contato com Marongio Assessoria Tributária

Entre em Contato

Para trazer este tema primeiro farei a conceituação de ‘Inovação’ e depois a sua aplicação dentro da Contabilidade, pois contextualizando você verá que é a essência sendo exposta e utilizada.

Inovação: pelo dicionário é um conceito simples de “novo/novidade”. Porém hoje com a tecnologia, globalização, evolução diária e constante podemos ampliar este assunto trazendo a roupagem das palavras (incremental e disruptiva) neste quesito é totalmente possível ir além do simples sendo que aquilo que não era visto chamamos de incremental e aquilo que não existia de disruptivo, a saber que independente de utilizar a tecnologia é possível inovar, mas é claro e evidente que, o que envolve a tecnologia é mais fácil de conceituar como inovação, mas cuidado para não ser ‘mais do mesmo’, um exemplo é dizer que inovou criando um novo editor de texto, o que ele traz que seja “incremental ou disruptivo” dos que já estão no mercado? Esta é a pergunta básica para se iniciar o pensamento inovador.

Contabilidade, quando você escuta este termo já remete a uma sala com mesa, Contador, burocracia, papeis sobre a mesa, arquivos de aço, etc. sim é muito comum esta visão, mas como já falei em um artigo anterior o Contador é muito importante para a saúde da empresa e precisa das informações para trazer a analise correta e hoje infelizmente a burocracia ainda é grande e o Contador muitas vezes é visto como o chato que cobra os documentos para registro e acaba não conseguindo desempenhar seu real motivo de existência, nós estudamos uma Ciência que traduz a riqueza ou não das empresas e neste quesito temos que nos colocar a frente desta “papelada” e ter um novo olhar voltado para a Inovação e onde ela traz a melhoria para nossos serviços.

Inovação Contábil, simples, não... complexo, talvez... impossível, jamais...

Juntando os conceitos de Inovação e de Contabilidade e colocando aquela pitada de crescimento a poucos dias tenho visto ferramentas e movimentos pela nossa famosa internet a qual convergem com o aprimoramento da entrega dos resultados da contabilidade, a qual tradicionalmente é preto e branco, positivo ou negativo, ativo, passivo e patrimônio líquido, balanço patrimonial ou balancetes, em intuitivos demonstrativos, com designer criativo, colorido e inovador no quesito de mostrar de forma simples e clara os resultados da empresa de uma forma que um empresário veja onde sua empresa está e decidir juntamente com o Contador o futuro da mesma.

Em resumo nós da classe contábil devemos evoluir juntamente com o mercado, não criando novas “rotinas contábeis” mas sim mostrando o real valor da informações que captamos dentro da empresa e alocamos de forma que sejamos valorizados por mostrar que somos uteis e muito importantes para a geração da riqueza da empresa e para o mercado como um todo.

Espero que venham comigo nesta jornada de redescoberta e inovação.

Entre em contato com Marongio Assessoria Tributária

Entre em Contato

Comentários

Utilize o Facebook para comentar o Artigo